Sunday, October 11, 2009

INSTREX e ESPADARTE: Donne!

Como partilhei num dos últimos posts, a minha vida profissional ia passar agora pelo regresso aos navios, desta feita pela operação de aeronaves embarcadas através da formação do mais recente destacamento da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha. Este "Flight" ainda sem nome estagiou durante os exercícios INTREX 09 e ESPADARTE no N.R.P. "Corte Real" junto com o já "velhinho" Daxter Flight. Num ambiente de muito boa camaradagem entre os velho e o, ainda em formação, destacamentos foi com facilidade que aprendi todas as diferenças da operação de aeronaves a bordo, como treino de avaliação para aprovação o destacamento 19, ainda sem nome, efectuou um FLYEX diurno em que a aeronave efectuou diversas Deck Landings para treino de operação e de procedimentos de reabastecimento com rotores engrenados e emergências. Por motivos operacionais do Heli, do Navio e da Esquadra, não foi possível efectuar o FLYEX nocturno, com o qual terminaria a fase de certificação. Ficando agora esta última prova para o próximo exercício, o NeoTapoon no Sul de Espanha já a partir de amanhã, a bordo da fragata N.R.P. "Bartolomeu Dias"
Como referia anteriormente fomos muito bem recebidos pelo Daxter Flight com um bom ambiente de muita camaradagem, não posso deixar de referir também a forma como fomos recebidos pela guarnição da fragata "Corte Real" pela forma como lidaram com a "extra crew" a bordo.


Preparado para vôo no convés

Com pás do rotor principal dobradas e guardado no Hangar

Cleared for take off

"Chico" Passeira, "Melman" Cachaço, e eu, sem alcunha (por enquanto)

N.R.P. Corte Real



No comments:

Vintage Aero Club

For those who follow this blog since around 2013 probably already have heard me talking about Vintage Aero Club. For those who didn&#...