Monday, July 27, 2009

Ataque terrorista na Madeira evitado por populares

Senão leiam...

Zepelim da Nova Democracia furado a tiro perto do Chão da Lagoa
17h30m
Três tiros de caçadeira furaram um Zepelim auto-comandado que o PND pretendia fazer sobrevoar a festa do PSD/Madeira no Chão da Lagoa durante as intervenções políticas, disse fonte do partido.

O dirigente do PND/M, Gil Canha, adiantou que o dirigível com as mensagens "PND voa mais alto" e "olho da ladroagem" foi encomendado em Belgrado (Sérvia) e estava devidamente autorizado pelo Instituto Nacional de Navegação Aérea.

"Quanto estávamos a calibrar o dirigível para ir direito ao Chão da Lagoa, foram disparados quatro tiros, três dos quais atingiram e furaram o equipamento, assustando algumas pessoas que estavam a acampar neste local", afirmou.

"Apesar de termos o produto para tapar os buracos, decidimos por segurança das pessoas que estão no Chão da Lagoa não fazê-lo", referiu.

Gil Canha realçou que o dirigível com sete metros tem três motores, cada um com um quilo e potência de cinco mil Amperes.

"O dirigível está murcho, no chão e entre chatear Alberto João Jardim e a eventualidade de ferir alguém, optamos por não continuar com a iniciativa", sublinhou.

Referiu não terem identificado o autor dos disparos, salientando que os populares que estavam a fazer piqueniques naquela zona chamaram a polícia.

O PND/M pernoitou esta noite nas serras sobranceiras ao Funchal, na zona do Parque Ecológico da cidade, na parte da montanha oposta ao Chão da Lagoa onde decorre a festa anual do PSD/M, considerada a maior concentração popular da região, onde estão reunidas hoje cerca de 40 mil pessoas.

Lanço um aviso à Rayanair pois de vez em quando escrevem frases "provocadoras" nos seus aviões, não o façam quando operarem para o Funchal senão...

Airbus Training Introduction

Nos Google videos encontrei esta "ferramenta" de apoio para que aspira a voar Airbus, e mais uma importante fonte de informação mas entusiastas e curiosos da aviação.
Trata-se de um video em que são explicados os sistemas dos Airbus. o video tem a duração de 16 minutos e 15 segundos.

Garanto que serão 16 divertidos minutos, pois a "expressividade" do piloto comandante é demais.

Helicópteros pessoais


Se temos um automóvel paras as nossas deslocações do dia a dia, então porque não ter também um helicóptero? A Mosquito Aviation, facilita-nos o a vida ao propor um heli bem pequeno para o utilizador privado. Sinceramente penso já ter visto aeronaves telecomandadas com mais portência e maior envergadura de asa ou disco de rotor. Dimensões à parte o Mosquito vem equipado com um pequeno motor alternativo de transmissão mecânica por meio de uma correia ao rotor principal. O pequeno heli não está a venda no chinês como poderiam estar a pensar mas sim no próprio site ou através de contacto com o fabricante, quaisquer $31000 USD pagam este "brinquedo", de lembrar que fazem-se descontos e que existe toda uma panóplia de extras para ter um heli "Tuning"

Thursday, July 23, 2009

Primeiro voo em simulador

o CS-DDT que hoje ficou "grounded"

O Simulador AISim AL200MCC

Hoje de manhã bem cedo lá me levantei eu para mais um voo de instrumentos, ou mais uma sessão de "tortura" em que o instrutor vai dando inputs cada vez mais complexos, conseguindo com alguma facilidade levar o cérebro de qualquer um ao estado líquido, mas a vida de piloto é mesmo isto; andar em stress constante. Lá enviei o plano de voo por fax para poupar tempo e segui o meu caminho rumo a LPCS, ou Aeródromo Municipal de Cascais, o avião de hoje o CS-DDT é um Socata TB-10 Tobago pertencente à companhia Aerovip que vai fazendo uma "perninha" em voos da Leávia, escola associada à dita companhia. Mal entrei no hangar tive o primeiro susto, o capot do avião encontrava-se fora, deixando vislumbrar aquela bela maravilha da mecânica que é o motor Lycoming Boxer de 4 cil. e 180cv. Na sala de briefing nem sinal dos Documentos da Aeronave, o que me deixou ainda mais preocupado. Lá vi um TMA a dirigir-se ao avião e a começar a mexer nele, logo me apressei para o pé dele para saber de que maleita se queixava o "paciente". Ao que parece não tinhamos indicação de EGT (Exhaust Gas Temperature), após substituição do indicador continuavamos sem sinal de vida, e eu a começar a ficar inquieto a pensar que hoje não iria para o "melhor escritório do mundo"... o céu! Fui fazendo companhia e discutindo promenores mais técnicos da situação quando o intrutor chega e me propõe uma ida ao simulador em substituição do voo. Obviamente aceitei, pois antes no simulador do que a caminho de casa de "mãos a abanar".
O Simulador é da AISim, modelo AL200MCC e tem certificação MCC em aviões, Beechcraft 200 e certificação FNPT II em Piper Seneca II e Socata TB-20, este último o que foi simulado para o meu voo.
Apesar de ser um simulador estático, gostei imenso do nível de realidade criando por vezes a sensação de movimento quando olhavamos para os instrumentos mas conseguia-mos ver pelo "canto do olho" o exterior.
Claro que neste voo tive direito a tudo o que é possível em termos meteorológicos o que só contribuiu ainda mais para o meu treino. O voo foi basicamente composto por uma saída de Tires por instrumentos, a SID CP 3N, após a qual ao chegar ao NDB CP iniciei procedimentos de espera. Após alguns circuitos de espera para treino de correcções ao vento segui o QDR 360, afastando-me da estação para interceptar o QDM 320 do NDB STR para entrar novamente em espera e iniciar o procedimentos de aproximação NDB à pista 14.

Apesar de obviamente o voo ter uma carga de pressão psicológica superior ao voo simulado, em simulador é possível testar conhecimentos e técnicas sem a colocação da vida em risco e como aconteceu neste voo, voar sobre condições muito adversas de nevoeiro, chuva e vento, as quais nunca serão testadas em voo de intrução. Em suma os simuladores são ferramentas bastante completas e úteis para treino, contudo, e apesar de nunca ter testado um simulador dinâmico, acho acho que o factor "imprevisível" na "vida real" continua a ter o seu peso.


Monday, July 20, 2009

Na Rússia também se fabricam aviões



O título deste post diz tudo. Parece que mais a leste do "velho continente" também, e ainda, se fabricam aviões. Neste caso trago-vos o novíssimo Sukhoi SuperJet 100, um avião de médio curso que já se aproxima, e muito, das filosofias de contrução europeia e americana. Apesar do seu aspecto mais "Ocidental" vamos ver sem em termos de funcionabilidade e custos operacionais se temos aqui um potencial concorrente dos gigantes da indústria.





Novas e Velhas tecnologias a Bordo do Boeing 787

Mais uma vez venho falar do 787 que tem para breve o seu primeiro voo. Este novo produto da Boeing é bastante popular pela introdução de novos materiais e tecnologias na aviação comercial, o que não nos contam é que muita desta tecnologia já tem alguns anos, senão mesmo muitos, na aviação militar. Encontrei hoje estes videos com uma explicação do novo sistema de controlo de luminosidade das janelas dos passageiros e uma breve explicação da composição das janelas dos pilotos. Claro que a nossa "AirBus" também pretende revolucionar neste capítulo com o A350 como verão no fim do segundo video, ou como se diz: "Pimp my ride!"


Friday, July 17, 2009

Os Bichinhos também voam

É isso mesmo, nada de viajar no porão junto com a bagagem cheias de peúgas de odores duvidosos entre outras coisas.
O que está a dar agora é levar o nosso "bichinho" de estimação numa aventura aérea sem precedentes. Pelo menos é o que se propõe a Pet Airways, esta pseudo companhia aérea opera os seus voos com a Suburban Freight. Sim! Eu sei que é uma companhia de carga mas também não podemos estar a espera que o nosso amiguinho de quatro patas viaje em primeira com direito a todas as mordomias a que estamos habituados nas companhias de bandeira. Se bem que por vezes até penso se não terão melhor tratamento os nossos companheiros do que nós, comuns mortais, quando nos deslocamos nos "suburbanos da linha de sintra" aeronáuticos, vulgo, "Low Cost".

Por isso se estiver interessado em mandar o Amiguinho de quatro patas de férias para o Tahiti, ou quem sabe Autrália para visitar os primos Dingos, no caso de ser canídeo, inscreva-o.

Thursday, July 16, 2009

Nose Art nos Helis da Marinha


Todos os frequentadores de espetáculos aéreos por este Portugal fora, já devem ter reparado que os Helis da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha, vêm sempre com o nariz "abrilhantado" por uma figura ou outra.
Para quem não sabe, o "nose art", representa o destacamento embarcado, mais conhecido por "Flight", um grupo de militares da Esquadrilha que juntamente com uma ou duas aeronaves integram a força naval a Bordo das fragatas da classe Vasco da Gama e mais recententemente a nova classe Bartolomeu Dias.

Actualmente encontram-se activos o Rogue Flight o Daxter Flight e o Bacardi Flight.


O já extinto Sonic Flight

Daxter Flight

Rogue Flight

O Daxter Flight após a missão de combate à pirataria na Somália



Novo Boeing 787 já rola

Parece que lá para o outro lado do Atlântico já se fazem alguns testes no novo 787 Dreamliner. O mais recente avião da Boeing já efectuou ground tests e até agora so far so good. O que mais se pode esperar de um projecto que já traz alguns meses (coisa pouca), de atraso e uma enorme bagagem de "know how" de uma empresa que fabrica aviões praticamente desde o primeiro dia que os conhecemos?

A primeira companhia a receber o Dreamliner será a ANA (All Nipon Airways)

The Sky is Our Home


The Sky is Our Home... Para alguns uma frase como tantas outras mas para um piloto ou aspirante a tal é aquela frase que nos mete um sorriso na cara. Com este blog tenciono partilhar juntos de outros aspirantes a pilotos profissionais, entusiastas e quem sabe a meros curiosos as minhas aventuras e desventuras, espero não decepcionar. Não posso deixar de mencionar que um colega de curso na senda de nos tornar-mos pilotos fez o favor de a lembrar a todos nós e imortalizá-la na forma de um presente que guardo, igualmente distribuido por todos. Um bem haja ao grande Salsa.

Imagem retirada de: http://www.angelflightsoars.org/index.htm (não deixem de visitar)



Vintage Aero Club

For those who follow this blog since around 2013 probably already have heard me talking about Vintage Aero Club. For those who didn...